OBJETIVOS E CONTEÚDOS

As áreas de recursos humanos estão sendo cada vez mais exigidas para atuações estratégicas e sistêmicas.

As demandas são para que os técnicos - inclusive gestores - atuem em todos os processos e perspectivas da gestão de recursos humanos.

Por mais que tenham experiência e formação, necessitam receber ajuda técnica, atualização de conteúdos, conhecer ferramentas e práticas de sucesso em outras empresas.

As Monitorias em Recursos Humanos são processos de transferência de tecnologia, coaching para encaminhamento de soluções de problemas específicos ou reuniões de trabalho com equipes de técnicos.

ATENDIMENTO INDIVIDUAL OU A GRUPOS DE ESTUDOS

Em cada situação e para cada necessidade haverá um projeto específico e único. De um modo geral, o coaching ou monitoria são desenvolvidos em oito reuniões quinzenais de  duas horas nas instalações da  UniConsultores. Haverá tarefas a serem cumpridas nos intervalos das reuniões.

1 - Esclarecimento das necessidades e escolha dos pontos mais críticos de desenvolvimento e da metodologia de trabalho a ser adotada.
2- Identificação e especificação das dificuldades, pontos fracos e fortes do coachee ou do grupo de estudos.
3 - Alinhamento conceitual do estado da arte referente às necessidades identificadas.
4- Identificação de alternativas para superar as dificuldades apresentadas. 
5 - Apresentação e discussão de alternativas de ferramentas para instrumentar a superação das dificuldades apresentadas.
6 - Elaboração de Plano de Desenvolvimento Individual para continuidade autônoma do processo de desenvolvimento.
7 - Crítica e feedback ao Plano de Desenvolvimento Individual.
8 - Avaliação do processo.

ATENDIMENTO A EMPRESAS E ÁREAS DE RH

Em cada empresa, para cada necessidade, haverá um projeto específico e único. De um modo geral, o programa é desenvolvido em oito reuniões quinzenais de  meio dia nas instalações da empresa ou no escritório da UniConsultores. Haverá tarefas a serem cumpridas nos intervalos das reuniões.

1- Mapeamento da demanda
Reuniões com pauta aberta com principais dirigentes e equipes de recursos humanos. 
2 - Elaboração de projeto de monitoria
Definição preliminar do escopo, objetivos, agenda do trabalho, responsabilidades, cronograma, orçamento, premissas. Definição clara dos produtos a serem elaborados, desenvolvidos ou entregues ao final do processo.
3 - Dependendo do problema identificado, o encaminhamento poderá ser através de processos de coaching ou workshops com pequenos grupos de técnicos: alinhamento conceitual sobre o tema a ser trabalhado.
4 - Contratação individual ou no pequeno grupo sobre os objetivos e metodologia do coaching ou workshops. Primeira tarefa do coachee ou do grupo a ser apresentada na próxima reunião.
5 - Feedback - tratamento das dificuldades, orientação sobre conteúdos e aperfeiçoamentos. Segunda tarefa do coachee ou do grupo a ser apresentada na próxima reunião.
6 - Elaboração de ferramentas e manuais ou definição de processos conforme o tema. Eventualmente, sugestão de modelos e práticas de sucesso em outras empresas. Terceira tarefa do coachee ou do grupo a ser apresentada na próxima reunião.
7 - Revisão de produtos, métodos, processos, ferramentas e aprendizado dos conteúdos técnicos e dos processos e práticas trabalhados. Quarta tarefa do coachee ou do grupo a ser apresentada na reunião final,
8 - Plano de Desenvolvimento Individual. Elaboração do plano de continuidade do processo de desenvolvimento do coachee ou do grupo de trabalho. 

Reunião de avaliação final com a direção superior da área de recursos humanos.